Uma adolescente de 15 anos escapou de uma tentativa de estupro no bairro Letícia, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A garota estava no portão de casa quando foi surpreendida por um homem armado com parte de uma garrafa de vidro quebrada. Imagens de câmeras de segurança registraram toda a movimentação. O caso ocorreu no sábado (14).
O vídeo, que mostra a abordagem contra a adolescente, foi publicado no Facebook pela irmã mais velha dela Nina Lucas, de 25 anos. Ela contou que a irmã estava em uma festa junina no bairro quando resolveu ir até em casa para trocar de roupa. Ao sair no portão, onde ficou sentada por alguns minutos, foi surpreendida pelo agressor.
Segundo Nina, a adolescente contou que o homem se aproximou dela dizendo não querer roubar nada, mas que tentou obrigá-la a entrar no imóvel apontando o caco de vidro para o pescoço dela. Em determinado momento da gravação, é possível ver que a garota se desvencilha do suspeito e foge correndo. Ele também sai correndo, mas para o lado oposto.
“Minha irmã foi em casa trocar de roupa e esse homem apareceu a ameaçando. Ela disse ter visto que ele passou pela rua duas vezes e, na segunda, foi para cima dela”, conta Nina. “Depois de fugir, minha irmã procurou guardas municipais que estavam na festa, mas foi orientada a ter ‘mais cuidado’”e eles nada fizeram”, reclama.
A jovem explica ainda ter ido até um apartamento na rua para pedir as imagens do circuito de segurança e que divulgou o vídeo para fazer um alerta. “Queremos identificá-lo a todo custo, isso não pode ficar impune”, diz. A família foi orientada a procurar uma delegacia nesta segunda-feira (16) para fazer um boletim de ocorrência.
De acordo com o Bhaz, a praça, onde a festa junina ocorreu, conta com um posto policial. No entanto, Nina diz não ter visto policiais no local na sexta-feira (14), quando esteve no evento. A falta de policiamento na região surge como uma queixa por parte da família da vítima.
O que diz a Guarda Municipal
O portal de notícias mineiro Bhaz procurou a Guarda Municipal para falar a respeito do caso. Questionada sobre qual postura os agentes devem adotar diante de denúncias de crimes sexuais, a assessoria respondeu que os guardas são orientados a prestar todo auxílio às vítimas de “toda ocorrência de crime”.
Veja a nota na íntegra:
A Guarda Municipal esclarece que como instituição de Segurança Publica, tem como um de seus princípios a proteção à vida e a integridade das pessoas, e dessa forma seus agentes são orientados a atuarem dentro da legalidade diante de toda ocorrência de crime, prestando todo o auxilio necessário às vitimas, principalmente em casos envolvendo crimes sexuais, em que a vítima normalmente se apresenta muito abalada pelo evento.
A Guarda Municipal irá apurar o envolvimento de integrantes da Instituição no evento apontado na denúncia.
O que diz a PM
Já a Polícia Militar (PM), por sua vez, explicou que diversas ações de segurança são realizadas no bairro Letícia e em todos os outros que fazem parte do setor 4 da 14ª Cia PM do 49ª Batalhão. Além de patrulhas de operação, conta ainda com radiopatrulhamento, Câmeras do Olho Vivo, policiamento a pé e base de segurança comunitário equipada com motocicletas.
Veja a nota na íntegra:
O Setor 4 da 14ª Cia PM do 49ª Batalhão, compreende os bairros Letícia, Piratininga, Rio Branco e Candelária. No referido setor contamos com os seguintes serviços:
Radiopatrulhamento Patrulha de Operações, realizando operações nas principais vias e nos locais de maior incidência criminal Base de Segurança Comunitária e suas motocicletas Patrulha Escolar Policiamento a pé Grupos de Rede de Vizinhos e Comércio Protegidos Viaturas Tático Móvel Câmeras do Olho Vivo (videomonitoramento) Apoio de viaturas do BPTran e do Policiamento Especializado.
O patrulhamento preventivo e as operações são realizadas de acordo com os índices criminais. Constantemente são realizadas reuniões comunitárias nas quais a comunidade aponta problemas e a partir dessa demanda direcionamos nossos esforços para solucioná-los. Dessa forma, realizando o policiamento científico, orientado para os problemas e em conjunto com a comunidade, o setor apresenta em 2018 uma redução de 42% dos crimes violentos (roubo, homicídio, estupro, sequestro e extorsão).
A ocorrência de sábado não foi informada à Polícia Militar. É muito importante que a vítima ou seus familiares liguem o mais rápido possível para o 190 e noticiem a ocorrência. Quanto mais rápido recebemos a informação, mais chance temos de dar uma resposta imediata com a prisão em flagrante do autor. Posteriormente a ocorrência também servirá para alimentar o nosso banco de dados que orienta nosso policiamento preventivo.
Respeitosamente,
Tenente Malta, Comandante do Setor 49.14.4 (Letícia, Piratininga, Rio Branco e Candelária).
Leia mais notícias em www.vocebeminformado.com, siga nossa página no Facebook, e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do vocebeminformado.com pelo email: redacao@vocebeminformado.com
T5
Tags:
Brasil